Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Instituto de Psicologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Esse estudo teve como objetivo avaliar a efetividade de um programa de orientaçäo para pais de crianças com problemas de comportamento diversificados.
O programa foi aplicado junto a dois grupos:
Grupo Experimental I, composto por 10 pais e 6 crianças com idades entre 2-6 anos, contou o Grupo Controle em situaçäo de lista de espera e Grupo Experimental II, composto por 12 pais e 10 crianças com idades entre 7-12 anos, o qual não contou com grupo controle para análise comparativa. A intervençäo constou de 12 sessöes grupais com 90 minutos de duraçäo cada, realizadas semanalmente na clínica-escola da Universidade Estadual de Londrina. Os principais componentes do programa de orientaçäo aos pais foram:
atençäo diferencial ao comportamento infantil e desenvolvimento de habilidades parentais de soluçäo de problemas. Foram aplicados múltiplas formas de avaliaçäo. O comportamento parental foi avaliado em interaçäo com a criança em situaçäo simulada na clínica e quanto aos níveis de depressäo e de satisfaçäo conjugal. O comportamento infantil também foi avaliado em interaçäo com seus pais em situaçäo simulada e quanto à percepçäo parental do ajustamento infantil (através do "Child Behavior Checklist", CBCL). Estas avaliaçöes foram aplicadas nos momentos de linha de base, pós-tratamento e seguimento de três meses. No seguimento de nove meses foi realizada uma entrevista e reaplicado o CBCL. Adotaram-se medidas para a prevençäo de índices elevados de faltas às sessöes e do abandono do tratamento e também para a generalizaçäo dos ganhos no tempo e entre ambientes. Os dados foram analisados quanto à sua significância estatística (a alfa=5 por cento) e significância clínica. Os resultados indicaram que a intervençäo foi efetiva em aumentar a freqüência de comportamentos parentais de aprovaçäo ao comportamento infantil, de interaçäo e de realizaçäo de atividade conjunta com sua criança, além de reduzir os níveis iniciais de depressäo nos dois grupos experimentais. O Grupo Experimental II apresentou, além destes, outros resultados favoráveis: reduçäo na emissäo de comandos e desafios à criança; percepçäo parental do comportamento infantil como normal por 83,5 por cento da amostra no seguimento de nove meses; aumento na satisfaçäo conjugal e reduçäo mais acentuada dos níveis de depressäo do que a observada no Grupo Experimental I