Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Materno-Infantil to obtain the academic title of Mestre. Leader:
Objetivo:
estabelece o perfil dos neonatos de Caxias do Sul segundo variáveis sociais e biológicas, e estuda a mortalidade neonatal precoce (MNP), suas causas e as variáveis relacionadas com o desfecho. Métodos:
Envolve uma coorte de 5545 recém-nascidos (RN), acompanhados até 7 dias de vida, no período de 5/12/94 a 12/12/95. Calcula as PMNP e utiliza a análise de regressäo logística múltipla para controle das variáveis de confusäo. Resultado:
Verifica que 16,2 por cento das mäes säo adolescentes, 57 por cento têm apenas o primeiro grau incompleto e 60 por cento näo têm trabalho remunerado. Somente 3,2 por cento das gestantes näo fizeram pré-natal. O índice de cesarianas é de 55 por cento, apresentando relaçäo com o nível sócio-econômico e educacional. A incidência de prematuros é de 9,4 por cento e de baixo peso de 8,1 por cento. A PMNP é de 7,44 por mil n.v. As variáveis relacionadas ao óbito säo:
história de natimortalidade, idade gestacional, hipóxia, sexo masculino e baixo peso. A PMNP é maior no sexo masculino em todas as faixas de peso e idade gestacional. As principais causas do óbito säo:
doença da membrana hialina (21,4 por cento), cardiopatias congênitas (14,3 por cento), prematuridade extrema e deslocamento prematuro da plascenta (11,9 por cento) e infecçäo hospitalar (7,1 por cento). A análise individual dos casos de óbito expôem falhas no sistema de saúde. Conclusöes:
Apesar da PMNP ser baixa, ocorrem mortes que poderiam ser evitadas com um melhor atendimento no pré-natal, no parto e na assistência ao RN