Prevalência de alcoolismo em trabalhadores de uma revendedora de automóveis

Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Mestre. Leader:

O estudo de prevalência de alcoolismo em trabalhadores é importante, na medida em que fornece elementos para o planejamento de programas de prevençäo de alcoolismo específicos para esta populaçäo. Realiza estudo epidemiológico, de corte transversal, no qual procura determinar a prevalência de indicadores de alcoolismo numa populaçäo de trabalhadores de uma revendedora de automóveis, do sexo masculino, numa faixa etária de 18 a 61 anos.

Entrevista os trabalhadores mediante um questionário composto de dois segmentos:

1) dados sócio-demográficos, 2) questionário CAGE (resultante das siglas "cut-down", "annoyed", "guilty", "eye-opener") para detecçäo de alcoolismo. Associa os resultados CAGE positivos com as seguintes variáveis, faixa etária, situaçäo conjugal, procedência, escolaridade, renda mensal. Para avaliar o grau de associaçäo utiliza o teste do qui-quadrado, com índice de significância de 5 por cento (p<0,05). Foram 221 entrevistados, 16,8 por cento apresentam positividade para o teste CAGE. A prevalência foi significantemente maior nos indivíduos acima de 30 anos de idade. Näo houve associaçäo significativa com as demais variáveis. Embora a prevalência de alcoolismo tenha sido maior entre os indivíduos acima dos 30 anos de idade, as taxas encontradas entre os mais jovens foram significativas. É necessário a elaboraçäo de programas especiais de detecçäo precoce junto à esta populaçäo. O ambiente de trabalho pode ser um local estratégico de intervençäo precoce, devido às suas particularidades

More related