Sistematizaçäo de critérios para diagnóstico diferencial entre paleopatologias e sinais de alteraçöes análogas: fundamentos teórico-metodológicos

Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Escola Nacional de Saúde Pública to obtain the academic title of Doutor. Leader:

O estudo de pseudopaleopatologias tem sido desenvolvido na paleopatologia de forma descontínua, apesar da importância que lhe é tradicionalmente atribuída. Através de uma abordagem interdisciplinar entre a pseudopaleopatologia, a tafonomia a e medicina legal, busca compreender e sintetizar as informaçoes já existentes e elaborar uma conduta padräo para coleta de dados, que permitissem a integraçäo deste procedimento ao cotidiano da pesquisa em paleopatologia. Para experimentar a eficiência destes procedimentos estabelecidos, foram definidas quatro coleçöes de remanescentes ósseos humanos, procedentes de regiöes ecologicamente distintas, bem como diferenciadas temporalmente. Observa a relaçao entre as condiçoes ambientais, o contexto cultural e as pseudopaleopatologias identificadas. A coleçäo de Cerca Grande representou um ecossistema de mata e caverna em populaçöes de cerca de 9 mil anos A.P.. A Coleçao de Cabeçuda, é procedente de um sambaquí de elevadas dimensöes em planície costeira do sul do Brasil. Os remanescentes da Coleçao de Ilha da Boa Vista-I, sao procedentes de pequeno sítio construído sobre cordäo arenoso no litoral norte do Estado do Rio de Janeiro e foram datados com idade aproximada de 3 mil anos A.P.. Por fim, a Coleçao guarda restos de dois cemitérios históricos, ao sul do Estado do Maranhao, com idade estimada de 100 anos. Apesar da procedência regional distinta, a diferença encontrada entre as pseudopaleopatologias relacionou-se principalmente, aos fatores culturais e temporais. Os resultados encontrados permitiram ratificar a proposta de procedimentos e verificar que ainda há muito trabalho para futuras investigaçöes.

More related