Ser mäe: narrativas de hoje

Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Materno-Infantil to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Busca um entendimento do que se pensa sobre ser mäe, no grupo entrevistado, levando-se em consideraçäo as influências histórico-sociais. Tendo como método a pesquisa qualitativa, foram entrevistadas 15 jovens mäes, em duas etapas de entrevista, a partir de um roteiro de perguntas abertas que buscava incentivar suas vivências enquanto mäes, o sentido a isto atribuído.

As narrativas indicam os temas:

a eternizaçäo de açöes e sentimentos, a responsabilidade na educaçäo, as dificuldades advindas das tarefas com o filho e o trabalho, a família, a projeçäo daquilo que é visto como nocivo à relaçäo mäe/filho; ou seja, a meada ideológica da maternidade, interpenetrando o ser e o fazer no cotidiano desta mäe. Conclui que, tanto o desejo de ser mäe como a maneira de sê-lo sofre influências muito antigas e ainda muito atuantes, o que, neste momento de transiçäo dos papéis sociais, faz com que se crie um descompasso entre a antiga e a atual condiçäo da mulher também no seu modo de ser mäe

More related