Prevalência de lesöes pré-cavitadas, num grupo com baixa prevalência de cárie e sua importância para os serviços de saúde pública

Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Objetivo:

Observa o contingente de lesöes pré-cavitadas num grupo com baixa prevalência de cárie e verifica sua importância para o planejamento de açöes de saúde nos serviços de saúde pública.

Métodos:

A amostra constitui-se de 1619 escolares de 7 a 12 anos de idade, da rede pública de ensino de Piracicaba, Säo Paulo. Realiza os exames visualmente, com espelho, luz natural e escovaçäo prévia; foram aplicados dois índices: Necessidades e CPOS.

Resultados:

Verifica que a média do componente cariado aumentou de 0,21 para 0,94 aos 7 anos, ao se incluírem as lesöes de cáries iniciais e que a média do índice CPOS aumentou 27,9 por cento aos 12 anos, pela inclusäo destas mesmas lesöes.

Conclusöes:

Conclui que a prevalência de lesöes de cárie iniciais foi maior que a prevalência de lesöes cavitadas e que estes dados säo importantes para o planejamento de açöes de saúde bucal nos serviços públicos, sejam elas medidas de promoçäo de saúde, prevençäo ou tratamento operatório, a fim de que os gastos possam ser direcionados de maneira adequada às necessidades e se faça o uso correto de fluoretos. O Indice de Necessidades apresenta-se de fácil aplicaçäo, passível de ser utilizado em estudos de bases populacionais

More related