Diagnósticos e intervençöes de enfermagem em pacientes com hipertensäo arterial em acompanhamento ambulatorial

Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Objetivo:

Estudo com o objetivo de identificar os diagnósticos de enfermagem e propor intervençöes para pacientes com hipertensäo arterial em acompanhamento ambulatorial.

Métodos:

Pesquisa junto a pacientes adultos hipertensos em tratamento num Centro de Saúde-Escola da cidade de Säo Paulo, que inclui quatro fases: a) entrevista e exame físico dos pacientes (n=50); b) identificaçäo dos diagnósticos de enfermagem utilizando a taxonomia I revisada e traduzida da North American Nursing Diagnosis Association; c) análise dos diagnósticos e tratamento estatístico com associaçäo de variáveis; d) proposiçäo das intervençöes de enfermagem.

Resultados:

Identifica 197 diagnósticos de enfermagem em 29 categorias dentro de 8 padröes de resposta humana da NANDA, juntamente com 364 características definidoras em 96 categorias e 271 fatores relacionados em 63 categorias. O padräo de resposta humano TROCAR teve a maior freqüência de diagnósticos. Encontra associaçöes estatisticamente significantes entre sexo e nutriçäo alterada, sexo e disfunçäo sexual, uso de metildopa e excesso de volume de líquidos, cansaço e disfunçäo sexual, cansaço e constipaçäo, pressäo arterial alterada e constipaçäo. Propöe um conjunto de 44 categorias de intervençöes de enfermagem para os diagnósticos identificados.

Conclusöes:

Os diagnósticos mais identificados estäo relacionados à pouca orientaçäo do paciente, a fatores de risco, à adesäo do paciente ao tratamento e aos efeitos colaterais dos medicamentos, que apontam a necessidade de maior atuaçäo dos profissionais de saúde

More related