Alimentaçäo no primeiro ano de vida: prevalência de consumo de alimentos em dois centros de saúde do Município de Säo Paulo

Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutriçäo to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Objetivo:

Verifica a prevalência de consumo de alimentos no primeiro ano de vida.

Metodologia:

Participam do estudo 175 crianças com até um ano de idade, atendidas em dois centros de saúde do município de Säo Paulo. Analisa a prática alimentar, obtida pelo método status quo, por regressäo logística por meio da elaboraçäo de curvas de prevalência para as práticas de aleitamento e para o consumo de alimentos complementares.

Resultados:

A estimativa da prevalência de aleitamento materno exclusivo aos 120 dias é baixa: 16 por cento em mäes com baixa escolaridade e 27 por cento em mäes com maior escolaridade. No entanto, para o aleitamento materno estima-se a prevalência de 51 por cento ao final do primeiro ano, para crianças com mäes de escolaridade näo baixa. Verifica associaçäo positiva somente entre prática de aleitamento materno e escolaridade materna. As frutas foram o primeiro alimento complementar sólido na dieta, seguindo-se as hortaliças e cereais. As carnes e feijäo foram consumidos por 100 por cento das crianças somente ao final do primeiro ano de vida.

Conclusöes:

O aleitamento materno exclusivo é pouco praticado. A introduçäo dos alimentos complementares é precoce e feita com alimentos de baixa densidade calórica. A escolaridade materna é importante fator no tipo de aleitamento, mas pouco influencia o consumo de alimentos complementares

More related