Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Mestre. Leader:
Objetivo:
Investiga, entre as mulheres, a adoçäo de comportamentos para se proteger das doenças sexualmente transmissíveis (DST) e a possível associaçäo destes com variáveis socioeconômicas e demográficas. Método:
Estudo descritivo, analisando dados secundários. As mulheres estudadas foram classificadas em quatro grupos:
adolescentes e adultas de status socioeconômico médio-alto e de status baixo. Utiliza dados de uma pesquisa desenvolvida na cidade de Campinas, Estado de Säo Paulo, na qual foram entrevistadas 635 mulheres, selecionadas utilizando a técnica "bola de neve". Resultados:
Observa que uma grande proporçäo de mulheres näo se preveniu das DST, sendo esta característica mais freqüente nos grupos de status socioeconômico baixo. O condom masculino foi o método de prevençäo mais referido entre as que se preveniram. A razäo mais freqüentemente mencionada para pedir ao parceiro o uso do condom foi a de evitar uma gravidez. Mais da metade das mulheres que fizeram esse pedido referiu que seus parceiros näo reclamaram. Nas adolescentes, a análise estatística por regressäo múltipla indicou uma associaçäo positiva entre o uso do condom masculino e a escolaridade acima de oitava série e uma associaçäo negativa entre o uso e ter parceiro fixo e maior idade. Nas adultas, o uso do condom esteve associado positivamente ao status socioeconômico médio-alto e negativamente a ter parceiro fixo