Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutriçäo to obtain the academic title of Mestre. Leader:
Objetivos:
Avalia a composiçäo corporal de doentes de Parkinson, verificando as relaçöes entre as variáveis antropométricas e perda de peso com tempo de diagnóstico. Material e métodos:
Estuda 120 doentes de Parkinson, de ambos os sexos, com idade média de 67,5 anos (DP=9,6). Realiza estudo transversal durante o ano de 1998, com indivíduos voluntários. Mede a composiçäo corporal pelo peso e estatura, além de altura do joelho, para cálculo de índice de massa corporal; prega cutânea triciptal; circunferência do braço; cálculo de porcentagem de gordura corporal e cálculo relaçäo circunferência da cintura e quadril. Verifica a proporçäo de indivíduos estudados e seus diferentes valores de medidas corporais, através de freqüência de distribuiçäo. Utiliza o teste de associaçäo pelo quiquadrado para avaliar possível associaçäo entre as variáveis antropométricas e sexo e idade. Utiliza o teste t Student para testar significância estatística das diferenças entre as médias de tempo de diagnóstico e perda de peso entre os sexos. Através do coeficiente de Pearson, verifica correlaçöes entre tempo de diagnóstico e medidas corporais e perda de peso. Resultados:
Näo encontra baixo peso em homens, porém, em 9,1 por cento das mulheres, há associaçäo estatisticamente significativa entre sexo e IMC; detecta obesidade em 42,5 por cento da populaçäo total; 64,6 por cento dos homens tinham distribuiçäo de gordura do tipo andróide; 68 por cento da populaçäo total tinham valores de CB normais, e 57,5 por cento, valores normais para PCT. Houve perda média de peso de 6,1 Kg. Näo encontra correlaçöes entre as medidas corporais e perda de peso com tempo de diagnóstico. Conclusöes:
Conclui que a populaçäo estudada apresenta padröes de composiçäo corporal acima dos parâmetros de normalidade. Apesar disso, houve perda de peso involuntária para a maioria dos indivíduos, indicando mudanças na composiçäo corporal em alguma fase da doença e necessidade de intervençäo nutricional