Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Objetivos:
Apresenta um balanço teórico-metodológico da produçäo científica no campo do envelhecimento. Caracteriza os eventos e processos relacionados às formas pelas quais as mulheres, nascidas entre os anos de 1926 e 1936, compreendem e vivenciam o seu próprio envelhecimento. Verifica em que termos os depoimentos dessas mulheres sugerem novas reflexöes teóricas e metodológicas. Metodologia:
Entrevista 12 mulheres com idades entre 62 e 72 anos. Os depoimentos de vida foram analisados a partir dos temas relacionados ao envelhecimento, como também de outros que emergiram ddo próprio texto. Resultados:
Apresenta balanço teórico-metodológico que permite verificar como o estudo do curso da vida se desenvolveu como campo de investigaçäo interdisciplinar. Nos depoimentos, foi possível reconhecer os eventos que contribuíram para configurar o desenrolar da vida destas mulheres, bem como os que influenciaram a sua concepçäo e vivência do envelhecimento. Conclusöes:
O desenrolar da vida adulta destas mulheres foi pautado em valores como a sua família de origem, o trabalho, a constituiçäo de suas próprias famílias e os filhos. Fato que contribuiu para que caracterizassem o envelhecimento como exclusäo da vida normal. No entanto, algumas destas mulheres, ao apresentarem uma visäo mais positiva do envelhecimento, revelam os ganhos e as perdas deste processo como também, que se sentem felizes e satisfeitas com a velhice, entendida como um momento de suas vidas em que podem se dedicar a si mesmas. Os resultados apontam a compreensäo do envelhecimento como um processo que faz parte da existência que pode ser vivenciada de uma forma satisfatória e prazerosa