Equipe multiprofissional de saúde: a interface entre trabalho e interaçäo

Publication year: 1998
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Analisa as concepçöes de agentes sobre o sentido do trabalho em equipe multiprofissional e as evidências empíricas do caráter coletivo do trabalho em saúde. Busca observar a dialética trabalho-interaçäo no material empírico coletado.

Realiza pesquisa de campo pela observaçäo direta do cotidiano de trabalhoem quatro situaçöes:

enfermaria clínica e unidade de terapia intensiva, hospitalares; ambulatório de especialidades gerais e ambulatório de saúde menta; e entrevistas com profissionais inseridos nas equipes de trabalho. Distingue equipe agrupamento e equipe integraçäo e analisa os aspectos de complementariedade e interdependência dos trabalhos especializados, de articulaçäo desses trabalhos, da autonomia técnica e da interaçäo dos agentes. Observa que nas quatro situaçöes os profissionais projetam a perspectiva da equipe integraçäo, embora encontrem-se em situaçöes de agrupamento, estando o ambulatório de saúde mental mais próximo de equipe integraçäo. O trabalho em equipe emerge como modalidade de trabalho coletivo que se configura na relaçäo recíproca entre as intervençöes técnicas e a interaçäo dos agentes. No bojo da relaçäo entre trabalho e interaçäo os profissionais constroem consensos que configuram um projeto assistencial comum, em torno do qual se dá a integraçäo da equipe de trabalho

More related