Os empalhados - um estudo de memória social e reconstruçäo de trajetórias em um grupo de velhos militantes sanitaristas: dois ensaios em torno de uma problemática

Publication year: 1998
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Filosofia e Ciências Sociais to obtain the academic title of Mestre. Leader:

A presença, em meados da década de 80, do Aedes aegypti na Baixada Fluminense, o noticiário da dengue e suas possíveis complicaçöes, acordam o velho fantasma da febre amarela no Rio de Janeiro. Nesse contexto dramático, campo de forças no qual se defrontam diferentes agentes, posiçöes e concepçöes com relaçäo às políticas públicas de saúde, é que väo se encontrar envolvidos, mais uma vez, "Os Empalhados" - grupo de velhos médicos sanitaristas remanescentes das grandes campanhas de combate ao mosquito transmissor da febre amarela realizada no país, a partir da década de 30. Militantes em recesso, vêem-se subitamente transportados pelos acontecimentos para o coraçäo das estratégias de campanha. A paixäo despertada pela presença inusitada do velho conhecido Aedes Aegypti mobiliza-os e suscita-lhes a lembrança do passado. A densidade de suas recordaçöes nos remete às primeiras campanhas sanitárias do início do século com suas idéias de contágio e poluiçäo. Tais concepçöes, associadas à reforma urbana da cidade do Rio de Janeiro, säo analisadas como um autêntico rito de purificaçäo no qual é possível entrever uma constelaçäo de símbolos onde o Aedes aegypti ocupa um lugar central.

More related