Perfis de grávidas e mäes adolescentes: estudo psicossocial de adolescentes usuárias de um serviço público de pré-natal e maternidade
Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Instituto de Psicologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Este trabalho apresenta uma pesquisa com adolescentes grávidas e mäes de um primeiro bebê (até cinco meses após o parto), usuárias de um serviço público de pré-natal de Santos (SP). O estudo investiga a percepçäo das adolescentes sobre sí mesmas e sobre suas vidas, usando referências psicanalíticas e trabalhando com três instrumentos de pesquisa - questionários, desenhos e auto-retrato e entrevistas em profundidade. Resultados de 82 questionários com adolescentes grávidas indicaram dificuldades com a educaçäo formal anterior à gravidez, figuras maternas valorizadas e figuras paternas avaliadas negativamente, e gravidez em geral aceita e ocorrida numa relaçäo de namoro. A análise de 150 desenhos de auto-retrato de adolescentes grávidas destacou: sinais de ambivalência, auto-imagens näo muito prejudicadas, tendência de se retratar num momento mais próximo ao presente, auto-retratos anteriores à gravidez com menos sinais de conflito, desenhos estando grávida com sinais de ansiedade, e auto-retratos posteriores ao parto com indícios compensatórios.