Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Instituto de Psicologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Visando analisar a relaçäo entre variáveis ecológicas e comportamento de C. apella, foi estudado um grupo da espécie no Parque Estadual Intervales, SP, de abril de 1995 a dezembro de 1997.
Foram registrados:
parâmetros climáticos e de oferta de frutos maduros no habitat, o comportamento dos animais em resposta à presença de observadores humanos, dieta e dispersäo de sementes pelos animais através da análise de amostras fecais, padröes de comportamento locomotor - tamanho da área de uso, variaçäo mensal do tamanho da área explorada e freqüência de visitas a sub-áreas de uso. Os animais do grupo estudado näo se habituaram a presença de observadores humanos, apresentando respostas de fuga e alarme durante os trinta e três meses de pesquisa, o que foi creditado à associaçäo entre variabilidade individual de temperamento, aprendizagem anterior e características topográficas da área. A dieta dos animais constituiu-se principalmente de polpa de frutos maduros e em meses com menor oferta de frutos, bromélias foram o principal recurso alternativo. O tamanho da área de uso foi relacionado à massa de frutos maduros disponível no habitat. Em meses com menor oferta de frutos os animais expandiram ou diminuíram o tamnho da área explorada de acordo com a distribuiçäo dos recursos alimentares alternativos. A freqüência de utilizaçäo de sub-áreas näo se relacionou com parâmetros de oferta de frutos. Os animais foram considerados dispersores importantes de espécies de plantas cujos frutos foram utilizados na dieta, mas a dispersäo foi limitada pelo diâmetro das sementes. A reaçäo a observadores humanos e os padröes de comportamento locomotor observados indicam a variabilidade comportamental da espécie, adaptando-se às características do habitat