Avaliaçäo da recidiva da sobremordida profunda: estudo longitudinal cefalométrico e de modelos

Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru to obtain the academic title of Doutor. Leader:

A recidiva da sobremordida profunda apresenta-se, ainda, como uma incógnita. As divergências de opiniöes suscitadas pela literatura decorrem das diferentes metodologias, incluindo os materiais e os métodos, como também, dos diversos componentes envolvidos em sua etiologia. Revisando a literatura pertinente, os fatores que provavelmente encontram-se envolvidos com esta recidiva säo: o padräo de crescimento facial, as alturas faciais anteriores e posteriores, a altura do ramo ascendente e o comprimento do corpo da mandíbula, o ângulo goníaco, o ângulo interincisivos, a recidiva do apinhamento ântero-inferior e da sobressaliência, além da movimentaçäo dos incisivos e dos molares. Dentro deste contexto, propôs-se avaliar a recidiva desta má oclusäo observando-se os fatores relatados acima. Para a composiçäo da amostra, selecionaram-se 48 jovens, leucodermas, de ambos os sexos, que apresentavam, inicialmente, Classe I e Classe II, 1ª divisäo, com sobremordida de no mínimo 3,5mm, tratados com extraçöes dos quatro primeiros pré-molares.

As tomadas radiográficas e os modelos de estudo foram obtidos em 3 fases:

ao início, ao final e 5 anos após o tratamento ortodôntico. Os resultados permitiram concluir que os fatores dentários correlacionados com a recidiva da sobremordida profunda foram a sobressaliência, a movimentaçäo dos incisivos e dos molares e o ângulo interincisivos. Para os fatores esqueléticos, somente apresentou correlaçäo estatisticamente significante a variável N-Me (altura facial anterior total). Verificou-se, também, uma forte correlaçäo da quantidade de correçäo com a quantidade de recidiva

More related