Tendência da epidemia de AIDS em usuários de drogas injetáveis no município de Säo Paulo de 1985 a 1997

Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Objetivo:

Analisar a epidemia de AIDS em adultos, no período de 1985 a 1997, no Município de Säo Paulo, com enfoque principal nos usuários de drogas injetáveis (UDIs), devido ao grande impacto da epidemia nesse grupo populacional.

Metodologia:

Utilizou-se os dados da Vigilância de AIDS do Estado de Säo Paulo. A análise de tendência temporal dos 8.558 casos de AIDS em UDIs e dos 16.756 em näo usuários utilizou como método estatístico a regressäo linear.

Resultados:

No período de 1985 a 1992, existiu tendência de ascensäo para os casos de AIDS em UDIs e näo UDIs, a partir desse ponto ocorreu um declínio para UDIs e manutençäo em platô elevado para os näo UDIs pela tendência de crescimento constante entre as mulheres e homens heterossexuais. Os coeficientes de regressäo ajustados (R2a) de todos os modelos ficaram acima de 70 por cento, a maioria das curvas foram quadráticas, exceto para heterossexuais näo usuários de drogas injetáveis cujo modelo foi linear.

Conclusäo:

No final do período considerado, parece ter ocorrido um declínio da epidemia em UDIs e näo UDIs, exceto para pessoas heterossexuais näo UDIs. O atraso na implantaçäo do Programa de Troca de Seringas contribuiu para a ascensäo da epidemia ocorrida até 1992 em UDIs e a disseminaçäo posterior para seus parceiros sexuais

More related