Situaçäo atual do controle vetorial da Doença de Chagas na Bolívia, no período de 1975 a 1998

Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Por intermédio da Dirección Nacional de Epidemiologia, o Ministerio de Previsión Social y Salud Pública, da Bolívia, propöe uma investigaçäo epidemiológica visando ao controle da doença de Chagas. Tendo este fato como base e visando à atualizaçäo das informaçöes, faz um levantamento abrangente de trabalhos sobre a doença de Chagas na Bolívia, publicados entre os anos de 1977 e 1998.

Todos assinalam problemas sociais:

poder aquisitivo muito baixo da populaçäo e falta de medidas profiláticas elementares. Analisa amostra de 6 departamentos (109 localidades) com diferentes características epidemiológicas. Ao todo, 4.191 casas com 20.955 habitantes, dos quais haviam sido feitos 9.547 exames sorológicos. Desses, 3.852 resultaram positivos (40,3 por cento). Haviam também sido feitos 7.696 eletrocardiogramas (1.008 ou 13,1 por cento compatíveis com cardiopatia chagásica). Essa amostra foi selecionada de acordo com densidades de populaçäo, atitudes e presença do vetor Triatoma infestans domiciliado, encontrado em maior proporçäo do que espécies secundárias (T. sordida e Eratyrus mucronatus). A doença de Chagas continua sendo, em todo o país, um grave problema de saúde pública e, para seu controle, será necessário pleno envolvimento da populaçäo. Nesse sentido, apresenta-se uma proposta de controle da doença na Bolívia

More related