Efeitos da codisposiçäo de lodos de tratamento de esgotos em aterros sanitários: estudo em lisímetros

Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Ambiental to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Objetivo:

a partir da constataçäo de que os resíduos sólidos gerados pelo tratamento de esgotos sanitários estäo sendo codispostos com o lixo urbano sem os devidos critérios técnicos, foram realizados experimentos acelerados para estudar os efeitos desta codisposiçäo sobre a biodegradaçäo da matéria orgânica e sobre os recursos naturais, solo e água.

Método:

Os estudos se desenvolveram a partir da simulaçäo de células de aterros sanitários em 05 lisímetros onde lodo digerido, desidratado e lixo urbano de regiäo domiciliar foram codispostos em diferentes proporçöes e monitorados durante 247 dias.

Resultados:

Os resultados das análises de pH, acidez, DBO, DQO, Ptotal, NTK, cloreto, condutividade, série de sólidos, Fe, metais pesados e coliformes foram tabulados e relacionados entre si, gerando alguns gráficos que säo analisados e discutidos, que demonstram o forte grau de poluiçäo do líquido percolado.

Conclusöes:

A utilizaçäo de ensaios acelerados para avaliaçäo da codisposiçäo de resíduos sólidos apresenta bons resultados. Os efeitos sobre a biodegradabilidade säo mais significativos em termos do parâmetro pH. A presença do lodo pode piorar as condiçöes de operaçäo e estabilidade do aterro sanitário

More related