Potencial evocado somatossensorial por estimulaçäo no nervo mediano nas lesöes vasculares cerebrais hemisféricas: Estudo dos potenciais de média latência em relaçäo às lesöes cerebrais documentadas por ressonância magnética do crânio e ao potencial N20

Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Resumo:

Este trabalho estuda o registro do potencial evocado somatossensorial da média latência por estimulaçäo do nervo mediano no punho, em 43 pacientes com acidente vascular cerebral hemisférico, 42 dos quais entre a terceira e a quarta semanas e, em um único caso, no quarto mês de instalaçäo do acidente. O exame revelou, em três casos, duas lesöes por paciente, uma em cada hemisfério cerebral, sendo uma delas sequelar. Foram analisadas, portanto, 46 lesöes. Todas as lesöes foram confirmadas pela ressonância magnética do crânio. Os resultados foram comparados com o grupo controle com a mesma média de idadea, sexo e altura. O estudo realizou-se em duas etapas: na primeira etapa fez-se a análise das alteraçöes dos potenciais N30, P45 e N60 em relaçäo às lesöes cerebrais, que foram subdivididas em seis grupos: lesäo tálamo-cápsula interna, tálamo-cápsula interna-núcleos da base, cápsula-interna, núcleos da base interna, córtex-núcleos da base e córtex. O achado mais frequente foi a ausência dos potenciais, seguido do aumento da latência. A ausência dos potenciais ocorreu em todos os grupos, excetuando-se o das lesöes da cápsula-interna. Verificou-se, na maioria dos casos, que se o potencial N20 estava ausente, os três potenciais de média latência também estavam. Este trabalho sugere que N20 e os potenciais de média latência têm origem cortical, já que a ausência dos potenciais ocorreu do tálamo atéo córtex. na segunda etapa do trabalho realizou-se a avaliaçäo estatística da relaçäo do potencial N20 com os potenciais de média latência.

More related