Atendimento público em saúde mental na cidade de Curitiba: Uma proposta de avaliaçäo

Publication year: 1998
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas to obtain the academic title of Doutor. Leader:

O presente estudo refere-se ao tema geral "avaliaçäo em saúde mantel". Apoia-se na opiniäo de médicos psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais psiquiátricos, prestadores de serviço em ambulatórios e hospitais públicos, ou privados em convênio com o Sistema único de Saúde (SUS), da regiäo metropolitana da Cidade de Curitiba, Paraná, Brasil. Realiza-se em duas fases, em um contexto de desinstitucionalizaçäo, compreendendo um período de tempo entre novembro de 1994 e março de 1998.

Os objetivos säo:

conhecer o perfil dos profissionais; conhecer as dificuldades mais comuns, e problemas correlatos, no cotidiano do processo de trabalho; conhecer sua opiniäo sobre a desinstitucionalizaçäo em curso; e, conhecer sua familiariedade com legislaçäo pertinente a este tema. Utilizam-se de questionários e entrevistas como instrumentos de coleta de dados. Na primeira fase, antes da Lei Número 11189, Paraná, desinstitucionalizante, aplicam-se os questionários. Dois anos e oito meses depois, na vigência da Lei, realizam-se as entrevistas. Quanto ao perfil, importante característica é a boa formaçäo dos profissionais, via pós-graduaçäo. Conclui-se pelo arrolar de problemas e dificuldades que, segundo a opiniäo dos respondentes e entrevistados , interferem negativamente no processo de trabalho. Os principais problemas säo, entre outros: carência de ambulatórios e ineficiência dos mesmo; hospitais com demanda acentuada , agravada pela procura por parte de pacientes de outras cidades ou estados: dificuldade de o usuário , ambulatorial, adquirir medicamentos devido ao baixo poder aquisitivo; precária distribuiçäo de medicamentos; frequentes reinternaçöes em de corrência dos problemas acima citados...

More related