Anastomose Mecânica em reto extraperitoneal (Duas técnicas de reconstruçäo) Estudo experimental comparativo em cäes

Publication year: 1995
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Resumo:

Os problemas resultantes das anastomoses no reto abaixo da reflexäo peritonel continuam sendo tema de discussöes. Com o desenvolvimento de novas técnicas pode-se estender a ressecçäo anterior aos seguimentos retais mais baixos com preservaçäo do mecanismo esfincteriano, porém a segurança destes procedimentos está por ser estabelecida. Este estudo comparativorandomizado entre duas técnicas de anastomose mecânica no reto dos cäes, abaixo da reflexäo peritoneal, permitiu a elaboraçäo deste trabalho. Para isso, submeteram-se vinte animais à retocolectomia, efetuando-se a reconstruçäo do trânsito intestinal por dois métodos: em um grupo de dez cäes, pela sutura mecânica circular de maneira término-terminal dita direta e, em outro, pela sutura mecânica circular, através do fechamento linear do colo retal de maneira término-lateral terminalizada dia dupla. As suturas foram avaliadas dias do pós-operatório, com atençäo ao estudo macro e microscópio das anastomoses a elas atribuíveis principalmente à estenose.

A análise desse estudo permitiu concluir:

(1) a avaliaçäo macroscópica da cicatrizaçäo, tanto interna quanto externamente, näo revelou diferença significativamente entre as duas técnicas de anastomose; (2) a avaliaçäo microscópia na anastomose, ao décimo quinto dia pós-operatório, mostrou näo haver diferença estatísticamente significativa entre dois grupos; (3) a prevalência de estenose foi baixa em ambas as técnicas de anastomose mecânica, sem diferença significativa, näo havendo relaçäo entre um menor calibre do aparelho de sutura automática e um maior índice de estenose; (4) a ausência de diferença de resistência tênsil, de deiscência, fístula e hemorragia na linha de anastomose e de mortalidade de ambos os grupos revelou que ambas as técnicas de anastomose mecânica se equivaleram, e (5) as anastomoses mecânica direta e dupla foram técnicas válidas e seguras nas cirurgias no reto extraperitoneal de cäes.

More related