Uma descriçäo da reforma do aparelho do Estado e suas implicaçöes nas políticas de recursos humanos do Sistema Unico de Saúde (SUS)
Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Mestre. Leader:
Descreve a reforma do Aparelho do Estado brasileiro e suas implicaçöes nas políticas de Recursos Humanos (RH) do Sistema Unico de Saúde (SUS), a partir da proposta elaborada pela equipe de governo no ano de 1995 e, que teve como "propulsora" a ideologia do Estado mínimo, empenhada na defesa da atribuiçäo burocrática de todas as mazelas pela suposta ineficiência da máquina pública e prestaçäo dos serviços de baixa qualidade. Verifica a necessidade de elaboraçäo de uma política de Recursos Humanos que viabilize a valorizaçäo dos trabalhadores do serviço público de saúde. Discute, também, a proposta de Reforma do Aparelho do Estado como eixo norteador das políticas de Recursos Humanos no setor público de saúde. Descreve, ainda, a resposta de organizaçäo dos trabalhadores a partir de suas entidades representativas e aponta tendências, na conformaçäo dos Recursos Humanos após a reforma, com razoável desequilíbrio em favor da estratificaçäo das carreiras públicas