A influência da história reprodutiva e do estado nutricional sobre a densidade mineral óssea de mulheres adultas

Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutriçäo to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Objetivo:

Investiga a influência de fatores relacionados à história reprodutiva e variáveis antropométricas sobre a densidade mineral óssea - DMO de mulheres adultas.

Métodos:

Através de um estudo transversal em mulheres entre 45 e 70 anos residentes no Distrito Federal, obteve-se o laudo do exame de densitometria óssea e foram realizadas entrevistas domiciliares para coleta de características pessoais, história reprodutiva e variáveis antropométricas. A correlaçäo entre as variáveis de estudo e a DMO foi avaliada pela análise de regressäo linear.

Resultados:

Obteve-se informaçöes de 190 mulheres que foram analisadas segundo o ciclo reprodutivo (grupo normal, N=75; grupo menopausa, N=115). A análise estatística indicou que nenhum dos fatores estudados explicou a variaçäo da DMO lombar de mulheres normais, já a DMO femoral foi melhor explicada pelas variáveis IMC e total de filhos. Os modelos finais da DMO lombar e femoral do grupo menopausa continham as mesmas variáveis acima.

Conclusöes:

Antes da menopausa, as mulheres näo sofrem alteraçöes significativas na DMO lombar e o IMC, em níveis de normalidade ou sobrepeso, neste período, parece ser protetor da DMO femoral. Após a menopausa, o fato de ter tido filhos coloca a mulher em vantagem e, da mesma forma, o IMC em valores normais ou de sobrepeso

More related