Análise de sobrevida de pacientes diagnosticados com carcinoma espinocelular de boca, em Araçatuba, de 1980 a 1995

Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Objetivo:

Analisar as probabilidades acumuladas de sobrevida dos pacientes diagnosticados com carcinoma espinocelular de boca, em Araçatuba, entre 1980 e 1995, e observados até dezembro de 1997, estabelecendo os fatores prognósticos significativos para o óbito.

Método:

Desenvolve em uma coorte de 177 pacientes diagnosticados com carcinoma espinocelular de boca, na Faculdade de Odontologia de Araçatuba, UNESP, entre 1980 e 1995, realizando testes de significância pela distribuiçäo x2 e pelo Exato de Fisher. A taxa de sobrevida foi estimada pelo método de produto limite de Kaplan-Meier. Os fatores prognósticos foram estimados pelo modelo de riscos proporcionais de Cox, calculando-se Razäo da Funçäo de Risco (HR).

Resultados:

As probabilidades acumuladas de sobrevida foram iguais a 74 por cento, 61 por cento e 53,5 por cento, respectivamente, para um, dois e cinco anos de seguimento.

Fatores prognósticos estatisticamente significantes foram:

estadiamento clínico da doença no momento do diagnóstico e localizaçäo anatômica do tumor.

Conclusöes:

O fator prognóstico de maior Razäo de Risco foi estadiamento clínico no momento do diagnóstico. Sexo, idade, raça, hábito de beber e fumar e câncer na família näo influenciaram a taxa de sobrevida. Relativamente às localizaçöes, a regiäo jugal, palato duro, gengiva e língua apresentaram as maiores Razöes de Risco

More related