Análise comparativa do folato sérico entre gestantes portadoras de fetos com e sem defeitos de tubo neural por dois métodos imunológicos automatizados

Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Materno-Infantil to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Objetivo:

Análise comparativa dos níveis séricos de folato entre gestantes que conceberam fetos sem defeitos de tubo neural (DTN) e aquelas que apresentaram fetos com defeitos de tubo neural, diagnosticados pela ultra-sonografia, por dois métodos automatizados.

Métodos:

Foram analisados soros de 55 gestantes, sendo 17 gestantes com fetos apresentando DTN (grupo estudo) e 38 gestantes com fetos sem DTN (grupo controle), das quais foram colhidas amostras de sangue venoso para a realizaçäo das dosagens laboratoriais. As determinaçöes de ácido fólico foram realizadas utilizando os métodos de quimioluminescência (Ciba-Corning) e captura iônica (ImX ABBOTT), em duplicatas, usando-se 3 controles, por dois laboratórios distintos. Os eritrogramas foram realizados em contador eletrônico Counter T-890 no mesmo dia da coleta. Para a análise estatística, foi realizado o teste de igualdade de variâncias (F) e o teste t-Student paramétrico pareado quando comparamos as metodologias e o teste t-Student näo pareado para comparaçäo das médias entre os grupos com e sem DTN. Foi estabelecido um nível de 5 por cento para rejeiçäo da hipótese de nulidade.

Resultados:

Os dois métodos apresentaram resultados estatisticamente diferentes (p=0,0063), apresentando a metodologia de captura iônica valores médios significantemente menores do que o método de quimioluminescência. Na compraçäo dos níveis de folato nos grupos com e sem DTN, pela metodologia da captura iônica, verifica-se a existência de diferença significante (p=0,0002), näo ocorrendo o mesmo com a metodologia de quimioluminescência (p=0,4449).

Conclusöes:

Os resultados divergentes nos levam a refletir sobre a possibilidade de relatos conflitantes na literatura serem decorrentes da metodologia adotada nos estudos e sobre a importância de se especificar a metodologia utilizada nos laudos laboratoriais, principalmente no acompanhamento dos tratamentos terapêuticos, bem como de se estabelecer valores de referência para cada método e populaçäo. Com relaçäo às divergências em torno do folato e malformaçöes do feto, os estudos têm sido realizados por diferentes métodos, em diferentes períodos de gestaçäo, em países distintos onde o status nutricional difere e ainda em gestantes com características diferentes. Portanto, os resultados devem ser interpretados com muita cautela

More related