Promoçäo de saúde: uma experiência baseada na antroposofia: o caso da favela Monte Azul

Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Objetivo:

Analisa a Associaçäo Comunitária Monte Azul (ACOMA), uma organizaçäo näo governamental (ONG), quanto ao referencial teórico verificando se suas estratégias de promoçäo humana, promovem saúde.

Métodos:

Análise institucional, metodologia de pesquisa qualitativa, de base empírica, que é pesquisa e intervençäo.

Fontes de dados:

a) estudo do referencial teórico da ACOMA; b) acompanhamento e observaçäo do cotidiano do berçário e das creches da ACOMA; c) realizaçäo de entrevistas semi-estruturadas e grupos focais com os pais das crianças atendidas pela ACOMA; "mäes de creche"; dirigentes e colaboradores envolvidos na coordenaçäo pedagógica e na assistência médica.

Resultados:

A análise do cotidiano do berçário e das creches da ACOMA revela a reproduçäo na prática, das idéias pedagógicas baseadas na antroposofia e que esta é promotora de saúde. As atividades desenvolvidas com as crianças säo promotoras de saúde.

Falha apontada:

ausência de um trabalho com os pais das crianças. Os pais näo revelam consciência acerca da filosofia que orienta os serviços prestados pela ACOMA, sendo saúde "ausência de doença".

Conclusöes:

As idéias antroposóficas foram compreendidas e adotadas, sendo as açöes coerentes com a mesma

More related