Avaliaçäo da resistência à traçäo e ao carregamento tangencial de compressäo de materiais para núcleo de preenchimento associados a pinos metálicos intrarradiculares

Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Este trabalho foi realizado com o objetivo de verificar a resistência à deslocamento de dentes reconstruídos para coroas totais realizados em reconstruçöes feitas com quatro tipos de cimentos de ionômero de vidro:

Vidrion R (S. S. White), Vidrion N (S. S. White), Vitremer (3 M) e Celon Silver (Espe), resina composta quimicamente ativada Adaptic (Dentsply), e uma resina tipo dual Bis-Core (Bisco, Inc.), comparados aos dentes sem reconstruçäo (dentina). A resistência ao deslocamento foi verificada por meio de coroas metálicas fundidas, cimentadas nos respectivos preparos, sob esforço de traçäo e carregamento tangencial de compressäo. Foram selecionados 130 molares, recém extraídos, sendo dez dentes para cada grupo experimental, os quais foram incluídos em bases plásticas com resina acrílica ativada quimicamente, até a altura de 1 mm da junçäo cemento/esmalte. Todos os dentes receberam preparaçäo para coroa total. Nos grupos experimentais com reconstruçäo coronária, os dentes foram cortados à 1,5 mm da terminaçäo do preparo, que se localizava à 1 mm aquém do colo do dente. Os condutos radiculares foram preparados para a cimentaçäo dos pinos intracanal para retençäo e a reconstruçäo foi feita com os materiais selecionados, após a cimentaçäo dos pinos.

Os pinos intracanal para a retençäo da reconstruçäo foram posicionados em duas alturas diferentes:

até a metade da altura cérvico oclusal (M) e até a superfície oclusal (O) do preparo...

More related