Adolescentes, drogas e AIDS: avaliando a prevençäo e levantando necessidades

Publication year: 1997
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Educaçäo to obtain the academic title of Doutor. Leader:

O objeto deste estudo é a prevençäo relacionada ao uso de drogas e dirigida aos adolescentes. Seu objetivo é avaliar políticas públicas na área. Particularmente, analisa-se um projeto de prevençäo realizado nas escolas públicas do Estado de Säo Paulo de 91 a 94 - o Projeto "Escola é Vida".

Essa análise foi desenvolvida a partir de consideraçöes sobre:

a diversidade e complexidade das relaçöes dos indivíduos com as drogas no mundo contemporâneo; e os precessos de socializaçäo dos adolescentes, sempre historicamente determinados. As consideraçöes teóricas propöem que, para que a prevençäo seja adequada, ela deve considerar a complementaridade entre duas abordagens sociológicas. Uma que se aproxima do problema da relaçäo dos indivíduos com as drogas a partir das interaçöes sociais que acontecem no âmbito microssocial. E outra, que coloca em evidência o peso dos fatores econômicos ou macrossociais na determinaçäo de uma relaçäo prejudicial dos individuos com as drogas.

As categorias analisadas por referência à prevençäo säo:

ojetivos da prevençäo; concepçöes sobre drogas e adolescentes; AIDS como um possível prejuízo ao nível do processo saúde-doença.

A análise dessas categorias foi feita a partir dos depoimentos de:

supervisores do projeto, professores treinados pelo projeto; escolares que participaram de atividades do projeto e escolares de escolas que näo participaram do projeto. No sentido de trazer para o campo da prevençäo, alguns elementos da realidade concreta, levantou-se as características dos adolescentes que adquiriram AIDS pelo uso de drgas injetáveis com objetivo de apreender: elementos sócio-culturais referentes à prática do uso de drogas; situaçöes de transmissäo do HIV; e suas propostas em relaçäo à prevençäo. Por fim, apresenta-se conclusöes que têm implicaçöes para as políticas públicas de prevençäo na área de drogas e AIDS junto ao grupo de adolescentes.

More related