Análise do trabalho de uma equipe de saúde acerca da laqueadura tubária: estudo de caso de Belo Horizonte

Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Materno-Infantil to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Com abordagem qualitativa, tem como referencial metodológico as representaçöes sociais e a dialética marxista, busca reconhecer o trabalho dos agentes da equipe de saúde que tomam a laqueadura tubária como objeto de intervençäo. Partindo do trabalho da equipe envolvida com a cirurgia esterilizadora, como os agentes o operacionalizam e quais säo as representaçöes sobre o mesmo. Os dados empíricos foram obtidos através de entrevistas e observaçöes de algumas atividades dos agentes da equipe.

Foram entrevistados os nove agentes da equipe de saúde:

assistente social, agente de saúde, enfermeiros, médicos e psicólogos, submetendo os discursos à análise. Constata que, de modo geral, a equipe se caracteriza como hierarquizada. Destaca que, no particular da toamada de decisäo acerca da cirurgia esterilizadora, ocorre uma tendência à horizontalidade da equipe. Entretanto, isto é apenas aparente, uma vez que os critérios técnicos säo soberanos diante do saber prático da vida das pessoas, por ocasiäo das tomadas de decisöes. Há uma espécie de recusa estratégica para a interdisciplinaridade e uma acomodaçäo vantajosa no critério biomédico

More related