Monitoramento de serviços de hemoterapia no Estado de Säo Paulo, por meio de Unidades Desvio-Padräo (U.D.P.) e Medida Síntese

Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Objetivo:

Avalia a aplicabilidade da metodologia de análise de dados baseada no uso da Unidade Desvio-Padräo (UDP) no monitoramento de serviços de hemoterapia do Estado de Säo Paulo.

Métodos:

Pesquisou-se o conjunto de serviços de hemoterapia do Estado de Säo Paulo que realizavam o processo hemoterápico completo no ano de 1997, totalizando 85 Unidades. Para a aplicaçäo da metodologia, foram desenvolvidos 28 indicadores específicos para avaliaçäo da atividade hemoterápica, onde o desempenho das Unidades em cada indicador foi comparado com a média do conjunto, usando-se como medida a Unidade Desvio-Padräo. Elaboraram-se cartas gráficas de análise. Para a avaliaçäo global de cada unidade, testou-se a Medida-Síntese proposta em trabalho anterior e criou-se nova fórmula para cálculo da Medida-Síntese, comparando-se os resultados.

Resultados:

A grande maioria dos indicadores (89 por cento) necessitou de alguma transformaçäo matemática e reexpressäo dos resultados para que o conjunto de valores se conformasse à curva normal. A Medida-Síntese de cada Unidade foi calculada e tabulada pelo método descrito e pelo método proposto, obtendo-se resultados diferentes quanto à classificaçäo das unidades.

Conclusäo:

A metodologia, suas modificaçöes e os resultados obtidos foram discutidos, concluindo-se pela aplicabilidade do método, complementando a avaliaçäo tradicional. As diferenças de classificaçäo resultantes da aplicaçäo dos métodos de cálculo proposto e citados foram associados à diversidade entre os objetos de análise de cada método

More related