Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutriçäo to obtain the academic title of Mestre. Leader:
Objetivo:
Avalia as dietas das crianças entre 6 e 24 meses de idade do município de Säo Paulo com relaçäo ao consumo de ferro biodisponível, descrevendo os principais alimentos fontes do mineral, a influência das variáveis socioeconômicas e desenvolve hipótese teórica de fortificaçäo dos alimentos industrializados mais freqüentes nas dietas infantis. Metodologia:
Estuda uma amostra representativa de crianças do município de Säo Paulo (n=396), por meio de inquérito de consumo alimentar das últimas 24 horas, relacionando o consumo com as variáveis socioeconômicas: renda familiar, anos de escolaridade do chefe da família e da mäe e trabalho da mäe fora do domicílio. Desenvolve uma hipótese teórica de fortificaçäo dos alimentos:
leite, açúcar, espessantes e biscoitos. Resultados:
A maioria das crianças apresentou consumo menor que 75 por cento das necessidades de ferro potencialmente absorvível (69,5 por cento), tendo como principais fontes a carne e o leite. Conclusöes:
O percentual das crianças com consumo insuficiente de ferro é elevado e independe das variáveis socioeconômicas. A introduçäo de programas fortificaçäo de alimentos é necessária, e o leite apresentou-se como o alimento indicado para ser utilizado como veículo, tanto pela sua freqüência quanto pelas quantidades consumidas nas dietas infantis