Consumo energético e aumento ponderal durante a gestaçäo

Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutriçäo to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Objetivo:

Verifica a influência do consumo energético no ganho de peso durante a gestaçäo em mulheres de baixa renda, atendidas em serviço de pré-natal.

Métodos:

Estudou-se uma coorte de 261 gestantes, que iniciaram a assistência pré-natal de março de 1997 a março de 1998 no serviço "Amparo Maternal", Säo Paulo. Aplicou-se o questionário de freqüência de consumo de alimentos em 3 momentos durante a gestaçäo e um questionário de freqüência de atividades físicas diárias. O gasto energético foi calculado a partir da taxa de metabolismo basal (TMB), acrescidas de um valor energético conforme o trimestre de gestaçäo. A TMB total foi acrescentado, como múltiplos desta taxa, o gasto energético para o desenvolvimento de grupo de atividades físicas. As gestantes foram categorizadas, segundo o estado nutricional inicial, obtido pelo índice de massa corpórea (IMC). Calculou-se o ganho de peso total e por semana de gestaçäo nos três períodos: analisados segundo o estado nutricional inicial.

Resultados:

A mediana de consumo de energia aumentou de forma progressiva, 2.344, 2.403 e 2.508 kcal, no primeiro, segundo e terceiro períodos da gravidez. Verifiou-se que as mulheres com baixo peso e eutrofia apresentaram uma ingestäo energética maior do que aquela observada entre as gestantes com sobrepeso e obesidade. O consumo de energia associou-se, positivamente, com o aumento ponderal no início e no segundo período de gestaçäo.

Conclusäo:

A associaçäo entre o consumo de energia e o ganho de peso durante a gestaçäo foi positiva durante o primeiro e o segundo trimestres de gestaçäo, portanto, em um momento da gravidez, em que é possível a realizaçäo de intervençöes nutricionais/alimentares, visando a um aumento ponderal suficiente para garantir, näo só um ótimo crescimento fetal, mas também um acúmulo adequado de gordura nos tecidos maternos

More related