O diálogo entre a saúde pública e a medicina ortomolecular: um estudo de caso da contaminaçäo por metais pesados, na perspectiva humana, através do mineralograma capilar

Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Ambiental to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Introduçäo:

A degradaçäo ambiental assume proporçöes planetárias. Os metais tóxicos podem ser um grave problema de saúde pública e tem repercussäo de magnitude variável na saúde individual. As áreas que têm contribuído com a pesquisa e revoluçäo conceitual säo a genética e as teses da terapia biomolecular. Os dados epidemiológicos sobre intoxicaçäo no Brasil säo escassos. A importância da bioacumulaçäo e do aparecimento dos efeitos, geralmente a longo prazo, deve ser evidenciada.

Material e Métodos:

Numa amostra de populaçäo saudável, envolvendo 71 indivíduos, no município de Säo Paulo, foi coletado o mineralograma capilar. Foi aplicado um questionário estruturado para correlacionar o estresse, hábitos alimentares e de vida com as possíveis alteraçöes bioquímicas encontradas. Foram utilizadas técnicas de análise multivariada, com a criaçäo de indicadores.

Resultado e Conclusäo:

Um número grande de contaminaçäo por metais, 84,5 por cento da amostra, foi obtido. Os mais freqüentes säo Mercúrio, Alumínio, Prata, chumbo, Níquel, Estanho, inclusive com contaminaçöes múltiplas. Näo se obteve correlaçäo estatisticamente significante entre os metais e os hábitos pesquisados, provavelmente pelo tamanho da amostra e também por esta näo ser seguida ao longo do tempo. Os efeitos pesquisados ocorrem por bioacumulaçäo e a longo prazo

More related