Mortalidade neonatal: estudo de caso controle no Município de Säo Paulo, 1995

Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Objetivo:

Verificar os possíveis fatores de risco para a mortalidade neonatal no município de Säo Paulo, tendo como base as variáveis existentes na DN.

Métodos:

Estudo observacional do tipo caso-controle, onde considerou-se como casos os óbitos neonatais (<28 dias) cujo nascimento tenha ocorrido no município de Säo Paulo, no período de 01/01/95 a 30/06/95 provenientes de mäes residentes no município; e como controles uma amostra probabilística de 10 por cento dos nascidos vivos do município de Säo Paulo, no período de 01/01/95 a 30/06/95 provenientes de mäes residentes no município que tenham sobrevivido ao período neonatal (27 dias completos). Foram considerados apenas os recém-nascidos de gestaçöes únicas obteve-se no final uma populaçäo de estudo de 1045 casos e 7953 controles.

As variáveis de exposiçäo estudadas foram:

peso ao nascer, duraçäo da gestaçäo, sexo, idade e instruçäo materna, paridade, área de residência materna, tipo de hospital de nascimento e tipo de parto.

Resultados:

Entre as características do recém-nascido encontrou-se uma associaçäo entre as categorias de muito baixo peso (<1500g); peso relativamente baixo (1500-2499g) e peso deficiente (2500-2999g) com a mortalidade neonatal. As gestaçöes pré-termo (<37 semanas) estavam associadas à mortalidade neonatal. Näo houve associaçäo estatisticamente significante entre o sexo do RN e a mortalidade neonatal mesmo quando controlada pelo peso ao nascer.

Conclusöes:

No estudo das características dos recém-nascidos, o peso ao nascer inferior a 3000g e as gestaçöes pré-termo estiveram fortemente associadas à mortalidade neonatal. Os recém-nascidos de: mäes jovens (<20 anos) e idosas (34 anos ou mais); mäes com grau de instruçäo menor que o secundário (<2§ grau); mäes grandes multíparas (4 filhos ou mais) e área de residência de pior qualidade de vida estavam associados à mortalidade. Entre as características dos serviços de saúde, encontrou-se interaçäo entre o parto cesáreo e o peso ao nascer, quanto ao nascimento em hospitais vinculados ao SUS mostrou-se associado à mortalidade neonatal, mesmo quando controlado pela escolaridade

More related