Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Mestre. Leader:
Objetivo:
Comparar a fauna culicidiana em ambiente de mata primária, mata residual e área de cultivo irrigado de arroz na Regiäo do Vale do Ribeira (SP), mediante análise: 1) de composiçäo faunística, quanto ao número de espécies e indivíduos; 2) diversidade; 3) distribuiçäo das espécies dominantes; 4) constância de espécies; 5) similaridade entre os ambientes e 6) discussäo sobre espécies de importância médica. Material e Método:
Os dados referem-se às coletas de mosquitos adultos em armadilha tipo Shannon com fonte luminosa e dois coletores com aspirador manual, no período das 17 às 22h, de janeiro/92 a abril/95. Para cada tipo de ambiente foram traçadas curvas cumulativas do número de espécies e indivíduos. A diversidade de espécies foi calculada através dos índices de Margalef, Margalef Padronizado e alfa de Fisher. Para a dominância de espécies, calculou-se o índice de Berger-Parker. A constância de espécies foi avaliada pelo índice de constância e a similaridade, pelo coeficiente de Sorensen. Resultados:
O número de espécies foi maior na mata residual e menor na arrozal, ocorrendo o inverso com o número de indivíduos. Os índices de diversidade comportaram-se semelhantemente, sendo maiores na mata residual e menores na arrozal. As espécies dominantes foram:
Anopheles cruzii na mata primária, Aedes serratus na mata residual e Anopheles albitarsis (espécie B) no arrozal, todas elas de importância médica. Discussäo e Conclusöes:
Para todas as análise realizadas, o número de coletas e a técnica empregada interferiram nos resultados, provavelmente em funçäo de características biológicas e comportamentais das espécies. Procurou-se integrar fatores que possam justificar maior diversidade em mata residual, tais como presença de características de mata primária em grau variável, contigüidade com áreas abertas e proximidade com o arrozal. Quanto às espécies raras, de um modo geral, podem ser encaradas como em processo de adaptaçäo, uma vez que as áreas estudadas representando diferentes graus de impacto, apresentaram padröes de diversidade distintos