Avaliaçäo da aderência de usuários do sistema público de assistência ao tratamento de AIDS: uma análise qualitativa

Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Objetivo:

Conhecer a história da AIDS do usuário do sistema público de assistência à doença do Estado de Säo Paulo, relacionando-a à aderência ao tratamento.

Metodologia:

Trinta e sete entrevistas, com pacientes aderentes ao serviço de saúde e com aqueles que se encontravam em abandono do tratamento, foram analisadas. Os relatos, gravados e posteriormente transcritos, foram submetidos à análise de conteúdo.

Resultados:

As dificuldades com a medicaçäo foram classificadas em 3 subcategorias: "Diretas" (dificuldade em dissolver a medicaçäo, intolerância ao cheiro, ao gosto, efeitos colaterais), de "Estigma/Estilo de Vida" e de "Crenças Negativas". As dificuldades diretas apesar de importantes foram predominantes somente no grupo de pacientes mais aderentes e estäo concentradas no início do tratamento. No grupo que näo estava tomando a medicaçäo, os tipos de dificuldades foram distribuídos mais homogeneamente (40, 35 e 25 por cento respectivamente). Ficou evidente através dos relatos uma relaçäo médico-paciente muito calcada na dimensäo técnica, onde os valores de CD4 e carga viral säo o centro da consulta. Outra evidência foi a menor aderência dos assintomáticos.

Conclusäo:

Conclui que é possível a intervençäo do serviço na questäo da aderência ao tratamento, por medidas como a de estabelecer uma relaçäo aberta e de confiança com o paciente durante o início do tratamento, tornando mais próxima a relaçäo com o médico e demais profissionais da equipe

More related