Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Mestre. Leader:
Objetivo:
Investigar as opiniöes e hábitos de profissionais de meio ambiente em relaçäo ao tabagismo. Método:
Realizou-se um survey descritivo com 50 profissionais da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de Säo Paulo, utilizando como instrumento um questionário semi-estruturado, a partir do qual efetuou-se uma análise quali-quantitativa dos dados. Resultados:
Dos entrevistados, 78 por cento näo eram fumantes, no entanto 22 por cento de fumantes entre profissionais do meio ambiente é uma porcentagem alta; 92 por cento consideravam o tabagismo nocivo, desses apenas 54,3 por cento citaram como conseqüência da fumaça do cigarros, agravos à saúde e ao meio ambiente; 54 por cento achavam que a existência de leis coercitivas ajuda o controle do tabagismo, mas têm efeito limitado. Entre os motivos que dificultam o ato de parar de fumar, 38 por cento dos respondentes citaram a dependência química. Só 27,2 por cento responderam que gostariam de receber ajuda para parar de fumar. Metade dos fumantes regulares entrevistados fumavam de um a dois maços por dia; 30 por cento fumavam até meio maço de cigarros por dia. Conclusäo:
Açöes educativas apoiadas na legislaçäo visando à diminuiçäo, combate e controle do tabagismo se fazem necessárias e urgentes