Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Mestre. Leader:
Objetivo:
Identificar modelos de captaçäo de doadores de sangue, descriçäo de aspectos que envolvem doaçöes e doadores no Hemocentro de Botucatu, influências e fatores externos e internos sobre seu número e sobre a qualidade do sangue obtido. Métodos:
Observa o fluxo de doadores de sangue, descreve das atividades de trabalho e realiza entrevistas semi-estruturadas com os responsáveis pelas etapas de captaçäo de doadores, recepçäo, triagem hematológica, triagem clínica e coleta de sangue. Utiliza estatística descritiva na apresentaçäo de gráficos e tabelas, com dados coletados a partir de agosto de 1991, relacioandos a 78.663 candidatos à doaçäo e 59.431 doaçöes de sangue, obtidos nos Relatórios Anuais do Hemocentro de Botucatu, Centro de Informaçäo Médica - CIMED e relatórios da Seçäo Social Médica. Resultados:
A reposiçäo de estoques de sangue a partir de doadores relacionados a pacientes da unidade de internaçäo do Hospital das Clínicas da UNESP é o processo de captaçäo mais importante no Hemocentro de Botucatu, correspondendo a percentual médio de 67,6 por cento, com poucas variaçöes dentro do período de coleta de dados. Houve aumento absoluto de 87,7 por cento nas doaçöes de sangue entre 1992 e 1998. Conclusöes:
O Hemocentro de Botucatu apresenta doadores de reposiçäo, masculinos, jovens, trabalhadores braçais, casados e procedentes do município de Botucatu. Há predominância de doadores do sexo masculino nas doaçöes de sangue, contudo o maior crescimento proporcional ocorreu no sexo femininio. Os doadores voluntários têm risco sorológico menor que os de reposiçäo. As rejeiçöes sorológicas em doadores triados por enfermeiros e médicos apresentaram valores semelhantes e em torno de 10 por cento. As rejeiçöes clínicas säo maiores entre as enfermeiras. O Hemocentro tem dificuldades para gerenciar a captaçäo de doadores de reposiçäo realizada pela Seçäo Social Médica. Apesar de haver investimentos em treinamento de pessoal, nem sempre este se traduz em aumento da motivaçäo ou de qualidade dos procedimentos realizados. Nem sempre os manuais de procedimentos säo cumpridos, principalmente fora das áreas de laboratório, existindo problemas de comunicaçäo entre profissionais. É norma a realizaçäo de procedimentos laboratoriais de controle de qualidade dos reagentes e outros insumos