Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutriçäo to obtain the academic title of Mestre. Leader:
Objetivo:
Determinar a relaçäo entre os níveis de ferro de um grupo de parturientes e recém-nascidos a termo. Materiais e Métodos:
Foram estudados 99 pares de parturientes e recém-nascidos, em dois hospitais públicos do município de Jundiaí/SP. Amostras de sangue venoso das parturientes e do cordäo umbilical foram utilizadas para determinaçäo dos seguintes parâmetros:
eletroforese de hemoglobina (apenas nas parturientes); hemograma completo, ferritina sérica (FS), zinco protoporfirina (ZPP), ferro sérico (FeS), capacidade total de ligaçäo do ferro (CTLF) e saturaçäo de transferrina (ST). Determinou-se também a concentraçäo de hemoglobina (Hb) capilar nos recém-nascidos com 48 a 72 horas de vida. Os pares foram classificados em três grupos (1. Anêmicas; 2. Deficientes de ferro; 3. Normais), de acordo com a combinaçäo de parâmetros analisados no sangue das parturientes. A relaçäo entre os níveis de ferro de parturientes e recém-nascidos foi analisada através do "Teste de Tukey - HSD Test" (variância a dois fatores) e "Coeficiente de Correlaçäo de Pearson". Resultados:
Entre as parturientes, 19 por cento apresentaram-se anêmicas (97,9 por cento anemia leve e 2,1 por cento anemia moderada) e 30,5 por cento, eram deficientes de ferro. Os recém-nascidos dos três grupos näo apresentaram diferença estatisticamente significativa para nenhum dos parâmetros hematológicos e bioquímicos analisados. Os parâmetros hematológicos e bioquímicos analisados nos recém-nascidos apresentram fraca correlaçäo. Conclusöes:
Em mäes com deficiência de ferro ou anemia leve, o estado nutricional de ferro parece näo influenciar de forma significativa os níveis de ferro dos seus recém-nascidos