Conhecimento e atitudes de pessoas frente a situações de acidentes comuns na infância

Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências da Saúde to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Estudo de natureza qualitativa, cujo objetivo principal foi analisar a correlação entre o conhecimento e as atitudes tomadas por pessoas, que estiveram com crianças entre dois e cinco anos, frente a uma situação de acidente.

Foram adotados quatro eixos principais:

Faixa etária das crianças mais suscetíveis a acidentes, os acidentes mais comuns na infância, os tipos de acidentes e as atitudes tomadas pelas pessoas sujeitos do estudo. A estrutura teórica utilizada foi a teoria da dissonância cognitiva, de Leon Festinger. A análise dos resultados das 12 entrevistas revelou alto grau de dissonância Cognitiva entre o conhecimento e as ações empreendidas, pelos sujeitos participantes do estudo, refletindo com isso a falta de Conhecimento sobre Primeiros Socorros. As considerações finais apontaram para a necessidade da sociedade atentar para tão significativos resultados em relação a situações de acidentes envolvendo crianças

More related