Influência da ministraçäo prolongada do propionato de testosterona sobre o aparelho genital de ratas jovens e adultas

Publication year: 1988
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Estadual Paulista \"Júlio de Mesquita Filho\" to obtain the academic title of Doutor. Leader:

O presente trabalho foi realizado com o objetivo de estudar os efeitos imediatos da açäo do propionato de testosterona, utilizado por tempo prolongado, no trato genital de ratas jovens e adultas com destaque para as alteraçöes histológicas. Foram utilizadas 64 ratas, divididas em 4 grupos, de acordo com a faixa etária e o tratamento. O propionato de testosterona diminuiu de maneira análoga o peso dos ovários direito e esquerdo nos animais jovens e adultos e aumentou o peso do útero de modo mais acentuado nos adultos tratados.

O exame histológico mostrou diferenças significativas entre os animais dos grupos tratados e os controles:

diminuiçäo do número de corpos lúteos nos jovens e adultos, aumento no número de folículos nos jovens e aumento do número de cistos foliculares e do número de glândulas endometriais nos adultos. Observou-se atrofia em toda a extensäo do endométrio nos animais jovens tratados e atrofia com epitélio papilífero nos adultos tratados. O edema da camada muscular esteve presente apenas nos adultos tratados. A vagina dos animais tratados mostrou um epitélio mucosecretor com número variável de projeçöes papilíferas. Estes resultados sugerem que o modelo experimental utilizado causa falência ovulatória, atrofia endometrial e transformaçäo mucosecretora do epitélio vaginal de ratas jovens, com efeitos mais atenuados nas ratas adultas.

More related