Efeitos de sais de sódio, potássio e cálcio sobre a composiçäo da urina e sobre o epitélio da bexiga de ratos machos F344

Publication year: 1998
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Estadual Paulista \"Júlio de Mesquita Filho\" to obtain the academic title of Doutor. Leader:

íons sódio, potássio e alcalinidade da urina säo fatores importantes na proliferaçäo celular e na carcinogênese da bexiga de ratos. No presente estudo foram investigados os efeitos de vários sais de sódio, de potássio e de cálcio, fornecidos via raçäo em doses equimolares a 8,24 por cento de sacarina sódica, sobre a composiçäo urinária e sobre o epitélio da bexiga de ratos machos da linhagem F344. Lesöes urinárias estiveram relacionadas a pH acima de 6,5, a sais sódicos e potássicos de sacarina e de ácido ascórbico, e à presença de precipitados amorfos na urina. Embora alguns sais de cálcio produzissem pH elevado e precipitados urinários, eles näo aumentaram o desenvolvimento de lesöes proliferativas da bexiga. Sais de cloretos e carbonatos exerceram efeito discreto. Os precipitados amorfos näo parecem estar relacionados às alteraçöes proliferativas na bexiga de ratos tratados com sais de K+ e Ca++. Os resultados confirmaram a hipótese de que múltiplos fatores säo necessários para que sais de sódio e potássio causem efeitos proliferativos sobre o urotélio.

More related