Análise comparativa das propriedades mecânicas do ligamento da patela e do tendäo calcâneo - Estudo experimental em cadáveres humanos
Publication year: 1998
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Estadual Paulista \"Júlio de Mesquita Filho\" to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Com a finalidade de se estabelecer comparaçäo entre as propriedades mecânicas do ligamento da patela e do tendäo calcâneo foram realizados ensaios de traçäo em material obtido de 25 cadáveres humanos (50 ligamentos da patela e 50 tendöes calcâneos). A idade dos doadores foi de 58 ñ 14 anos (33-85), sendo 19 (76 por cento) masculinos e 6 (24 por cento) femininos, 23 brancos (92 por cento) e dois negros (8 por cento), com Ãndice de massa do corpo (IMC) de 22 ñ 4 kg/m² (13-28). Os materiais foram testados em seus 10 mm centrais, com o uso de garras especialmente desenvolvidos e velocidade de aplicaçäo de carga de 30 mm/min. Foi obtida a área de secçäo dos corpos de prova para que além das propriedades estruturais também fossem avaliadas as propriedades materiais. Além do diagrama carga-alongamento foram estudadas as seguintes variáveis: carga máxima (N), tensäo (MPa), módulo de elasticidade (MPa), energia (Nm), energia por área (Nm/m²), alongamento absoluto (mm) e especÃfico (m/m), limite de proporcionalidade (N), além da tensäo (MPa) e alongamentos neste ponto. A análise estatÃstica comparativa entre os dois materiais permitiu concluir que ambos possuem carga máxima, limite de proporcionalidade e tensäo semelhantes. Nas outras variáveis ocorreu diferença significativa com o tendäo calcâneo apresentando valores maiores para energia e alongamento. O módulo de elasticidade, significativamente maior no ligamento da patela, foi a variável que melhor caracterizou a diferença do comportamento mecânico dos dois materiais. Foram também estabelecidas correlaçöes entre carga máxima, limite de proporcionalidade e módulo de elasticidade, e a idade e o Ãndice de massa do corpo (IMC). O resultado foi negativo para a idade e positivo para o IMC, com exceçäo do módulo de elasticidade do tendäo calcâneo. Com relaçäo ao local e padräo de ruptura, no ligamento da patela houve predomÃnio de falência na inserçäo óssea da patela e no tendäo calcâneo na substância e inserçäo óssea distal.