Utilizaçäo da máscara laríngea no cäo: aspectos hemodinâmicos, respiratórios e de microscopia óptica e eletrônica

Publication year: 1998
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Estadual Paulista \"Júlio de Mesquita Filho\" to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Introduçäo e Objetivos:

A utilizaçäo da cânula de intubaçäo endotraqueal em pacientes sob anestesia é eficaz na manutençäo da permeabilidade das vias áreas, mas näo é isenta de morbidade. Recentemente, foi introduzida, no homem, a máscara laríngea (ML), para manutençäo da permeabilidade das vias aéreas. Entretanto, surgiram vários relatos clínicos de morbidade com a ML, como disfagia, odinofagia, compressäo de nervos e vasos, que os autores têm relacionando à pressäo elevada em seu balonete. Entretanto, essa relaçäo ainda näo está perfeitamente estabelecida, porque na maioria dos relatos clínicos näo houve monitorizaçäo da pressäo no balonete da ML. Assim, os principais objetivos desta pesquisa foram os de estudar, no cäo, a efetividade da ML na manutençäo das vias aéreas, as repercussöes hemodinâmicas e respiratórias, os níveis de pressöes atingidos no balonete da ML e as eventuais lesöes do segmento faringolaríngeo à microscopia óptica e eletrônica de varredura.

Material e Métodos:

Dezesseis cäes foram submetidos à anestesia intravenosa com pentobarbital sódico, inserçäo da ML número 4 e ventilaçäo espontânea em sistema valvular com absorçäo de CO2, durante 2 horas.

Grupos experimentais:

G1 - inserçäo da ML com o balonete totalmente desinsuflado, seguida de insuflaçäo de 30 ml de ar, após sua inserçäo na hipofaringe; G2 - inserçäo da ML com o balonete semi-insuflado, seguida da insuflaçäo de 30 ml de ar, após sua inserçäo na hipofaringe.

Atributos estudados:

Frequência respiratória, volume corrente, pressäo expiatória final de CO2, saturaçäo de pulso O2, frequência de pulso, pressäo arterial média, pressäo venosa central, pressäo no balonete da máscara laríngea em ar ambiente (Par) e na faringe (Pfaringe), pressäo de mucosa faríngea (Pmucosa), (pfaringe - Par) estudo histopatológico e de microscopia eletrônica de varredura do segmento faringolaríngeo.

Resultados:

Em ambos os grupos houve aumento da frequência de pulso, em todos os momentos, e pequena diminuiçäo da pressäo arterial média nos momentos iniciais do estudo. A depressäo respiratória, devido à açäo do pentobarbital sódico, ocorreu em ambos os grupos, com diminuiçäo da frequência respiratória, responsável pelo aumento da pressäo expiatória final de CO2; entretanto, os valores do volume corrente e da saturaçäo de pulso de O2 mantiveram-se estáveis e dentro da normalidade. os valores médios da pressäo no balonete da ML no ar (Par) foram maiores em G2 (240 mmHg) do que em G1 (87 mmHg)...

More related