Papel da matriz colágena na funçäo diastólica ventricular: estudo em ratos submetidos a infusöes de glutationa oxidada

Publication year: 1993
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Estadual Paulista \"Júlio de Mesquita Filho\" to obtain the academic title of Doutor. Leader:

A remodelaçäo miocárdia é descrita como condiçäo na qual, tipicamente, ocorre aumento da concentraçäo do colágeno intersticial. Essa distorçäo da matriz intersticial é tida como causa de disfunçäo diastólica ventricular. A situaçäo inversa, isto é, quando há reduçäo da quantidade normal de colágeno, é menos estudada. Além disso, näo se conhece bem qual o papel do colágeno presente no miocárdio normal. Recentemente, CAUFIELD e WOLKOWICZ (1990) descreveram um modelo de degradaçäo in vivo de colágeno em ratos, por meio de infusöes de 20 ml de soluçäo 2mM de glutationa oxidada (GSSG). Os autores observaram reduçäo da rede fibrilar colágena intersticial miocárdica e atribuíram esse efeito à ativaçäo da colagenase cardíaca pelo GSSG. Um aspecto näo analisado, por CAULFIELD e WOLKOWICZ foi o efeito da hemodiluiçäo e da soibrecarga hemodinâmica, secundárias à infusäo de volumes relativamente grandes, no miocárdio dos ratos, independentemente, da açäo do GSSG.

Os objetivos do presente estudo foram:

1. Identificar o papel do colágeno intersticial presente no miocárdio de ratos normais, por meio da análise das consequências morfológicas e funcionais da lesäo da matriz intersticial. 2. Verificar se o tratamento de ratos com infusöes de soluçäo 2mM de GSSG causa ativaçäo da colagenase cardíaca. 3. Verificar se a sobrecarga de colume e a hemodiluiçäo, causadas pelas infusöes de soluçäo fisiológica isotônica, provocam danos ao interstício miocárdio e à funçäo cardíaca, independentes da açäo da GSSG. Ratos Sprague-Dawley pesando 250 a 300 gramas foram utilizados no início do estudo. Os animais receberam 2 infusöes venosas de 20 ml de soro fisiológico (SF) ou de soluçäo 2mM de GSSG, a uma velocidade de 0,11 ml/min. O intervalo entre as infusöes foi de uma semana. Os animais forma sacrificados 3 horas, 1 semana, 3 semanas ou 5 semanas após a segunda infusäo e compuseram os grupos SF3H, SF1S, SF3S e SF5S, tratados com soro fisiológico e os grupos GS3H, GS1S, GS3S e GS5S, tratados com glutationa oxidada. Os resultados foram comparados com dados obtidos a partir de ratos de mesmo sexo e idade, que näo receberam qualquer tratamento (grupo CONTROLE).

As análises incluíram:

estudo da funçäo diastólica ventricular, em coraçäo isolado perfundido por sangue de rato suporte, estudo da morfologia do miocárdio a nível de microscopia óptica e eletrônica de varredura, determinaçäo da porcentagem de água, da concentraçäo de hidroxiprolina e da atividade colagenolítica no músculo...

More related