Caracterização dos déficits de autocuidado universal da pessoa com lesão medular

Publication year: 1998
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Departamento de Enfermagem to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Este estudo que utilizou o modelo conceitual de Dorothéa Orem como referencial teórico, teve por objetivo: 1.Caracterizar os lesados medulares segundo a faixa etária, sexo, tipo de lesão, escolaridade e etiologia das lesões. 2.Identificar asnecessidades de autocuidado universal e seus défictis na pessoa lesada medular. 3. Relacionar estas necessidades com a variável grau de lesão. A amostra constitui-se de 32 pacientes nos quais foi aplicado um formulário de pesquisa com ítens dos Requisitos Universais do Autocuidado. Pela caracterização da amostra concluímos que a faixa etária predominmante é a de indivíduos com idades entre 16 e 25 anos; a maioria dos pacientes é do sexo masculino; a paraplegia e a paraparesia foram as lesões predominantes; o nível de escolaridade mais freqüente foi o 1º grau incompleto; os ferimentos por arma de fogo (FAF) seguidos pelos acidentes de trânsito foram as causas mais freqüentes.

Os déficits de autocuidado universais que surgiram com maior evidência foram:

dificuldade em respirar, freqüência respiratória alterada. déficit na qualidade dos alimentos ingeridos, déficit na ingestão suficiente de líquidos, mudança no padrão de eliminação urinária, mudança no padrão de eliminação intestinal, não realização de massagem em áreas de pressão, locomoção impedida ou prejudicada, necessidades de terceiros para inspeção e massagem de pele, não freqüenta dentista regularmente, precária higiene oral, não consegue sair de casa sozinho, potencial para hipotensão ortostática e potencial para crise autonômica hipertensiva. Segundo o grau de lesão, os pacientes tetraplégicos e tetraparéticos tiveram maiores dificuldades relacionadas aos seguintes déficits: dificuldade em tossie e expectorar, dificuldade em levar líquidos à boca, cuidados de eliminação e higiene prestados ou auxiliados por terceiros tanto da eliminação intestinal como eliminação vesical, necessidade do auxílio de terceiros para mudança de decúbito, não realiza transferências, necessidade do auxílio de terceiros para transferências, necessidade de terceiros para inspeção e massagem de pele, alteração na freqüência de higiene corporal, alteração do local para banho, auxílio de terceiros para higiene corporal, necessidade do auxílio de terceiros para escovação dentária, necessidade do auxílio de terceiros para higiene das unhas e necessidades de terceiros para vestir-se ou despir-se

More related