Compreendendo o mundo-vida da mäe com um filho deficiente

Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Departamento de Enfermagem to obtain the academic title of Mestre. Leader:

O presente esudo teve como objetivo desvelar a experiência da mäe que tem filho deficiente, buscando compreender o sentido dessa vivência. Para se apreender o fenômeno estudado e se ter acesso ao mundo-vida da mäe, foi utilizada a pesquisa qualitativa sob a perspectiva da fenomenologia hermenêutica fundamentada no pensar de Martin Heidegger.

Rntrevisas com mäes que vivenciam essa experiência foram realizadas a partir da questäo norteadora:

"O que é para a senhora ter um filho deficiente?".

Da compreensäo dos discursos das mäes emergiam as categorias:

encontrando-se com o bebê real, o impacto com a deficiência, trilhando um novo caminho com o filho deficiente, vivenciando o altruísmo materno no cuidado do filho e modificando o cotidiano familiar pela deficiência do filho. A partir do mostrar-se do fenômeno, aconteceram reflexöes, as quais foram submetidas a outros desdobramentos ligados à formaçäo do enfermeiro d sua prática, e também ao funcionamento da família, afetada pela deficiência da criança e às angústias da mäe e da família diante da possibilidade do näo ser

More related