Utilização "in vitro" de um peptídeo sintético análogo à cecropina (D5C) como agente antimicrobiano perante patógenos oculares, em solução desinfectante de lente de contato e em meio de preservação de córnea

Publication year: 1998
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Cecropinas são peptídios de defesa isolados da hemolinfa de alguns invertebrados. Possuem baixo peso molecular, são básicas e têm capacidade de apresentar estrutura anfotérica perante membranas celulares. Apresentam amplo espectro de ação antimicrobiana contra bactérias gram-negativas e gram-positivas, fungos e alguns protozoários. A atividade antimicrobiana, "in vitro", de diferentes concentrações de um peptídio análogo à cecropina, D5C, perante patógenos oculares foi avaliada em solução tamponada de fosfato de sódio, em soluções desinfectantes de lentes de contato e em meio de preservação de córnea, em investigação realizada em conjunto com o Departamento de Oftalmologia e o Departamento de Patologia Clínica da Faculdade de Veterinária da Universidade da Califórnia - Davis, EUA. Foram utilizadas cepas virulentas de Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Streptococcus pneumoniae, Pseudomonas aeroginosa, Serratia marcescens e Candida albicans, isoladas de ceratites de humanos. Os inóculos, ajustados à uma concentração de 1,0 x 105 -107 CFU/ml, foram semeados, em duplicata, em placas de Petri e, após 24 horas de incubação, contavam-se as colônias existentes. Na presença de solução tamponada de fosfato de sódio, a 37ºC, com 30 e 90 minutos de exposição, observou-se uma redução de pelo menos 3 log10 na população microbiana inicial, em concentrações de D5C maiore ou iguais a 5 µg/ml, sendo esta atividade antimicrobiana, dose e tempo de exposição dependentes. Com a imersão de uma lente de contato hidrofílica nas soluções desinfectantes de lente de contato comercialmente disponíveis, Renu© e Opti-Free©, o peptídeo foi avaliado em uma concentração de 100 µg/ml, a 27ºC, após meia hora, uma hora e meia, 24 horas, 48 horas e 72 horas de exposição. A presença do peptídio determinou uma maior redução na população microbiana inicial, em relação às soluções desinfectantes utilizadas. Observou-se ainda, uma potencialização da atividade antimicrobiana das soluções existentes utilizadas, com a adição do peptídio, tendo sido menor esse efeito na presença de Opti-Free©. Na avaliação da atividade antimicrobiana do peptídio em meio de preservação de córnea Optisol© feita nas temperaturas de 4ºC e 27ºC, observou-se uma redução de 1 log10 na população microbiana inicial contra S. epidermidis e S. aureus, em concentrações iguais ou maiores que 100 µg/ml. Essa atividade antimicrobiana foi dose...(au)

More related