Avaliaçao dos níveis de interferon-gama (citocina tipo 1), interleucina-10 (citocina tipo 2) e fator de necrose tumoral-alfa induzidos em células mononucleares do sangue periférico de pacientes com paracoccidioidomicose com estímulos específico e inespecíficos, durante atividade e após remissão da doença

Publication year: 1998
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Diversos estudos tem demonstrado participação de citocinas na fisiopatogenia da Pbm. Parte destas avaliações demonstram que o IFN-g, citocina tipo 1, participa na ativiadde fungicida dos macrófagos. Alguns estudos inferiram que citocinas tipo 2 poderiam participar da progressão da doença. Com o intuito de avaliar esta dicotomia de citocinas na Pbm foi proposto investigar a produção a produção de citocinas 1 e 2 em PBMC dos pacientes com Pbm, sob estímulo inespecífico e específico. O primeiro grupo constituiu de oito pacientes com a forma crônica de Pbm em atividade da doença e sem tratamento prévio. O segundo grupo foi constituído de nove pacientes com Pbm forma crônica tratados previamente com alta medicamentosa. O terceiro grupo foi constituído de dez pessoas sadias com teste cutâneo de hipersensibilidade à paracoccidioidina negativo. Foram obtidas células mononucleares do sangue periférico dos pacientes e incubadas com meio RPMI suplementado com soro autólogo. As células foram estimuladas com antígenos inespecíficos (LPS-Sae e Pha) e específico (AgPb). Foram realizadas as padronizações das curvas de cinética e dose-resposta para os estímulos in vitro deste estudo. Foram estimuladas as celulas com LPS-Sae por 18h para a quantificação de TNF-a. A estimulação com Pha foi realizada com 48h para avaliação do INF-g e da IL-10. Foi utilizada a estimulação com antígeno específico-AgPb por 6h para quantificação de TNF-a, por 18h para quantificação de IL-10 e 96h para o IFN-g. As citocinas dos sobrenadantes de PBMC foram quantificadas por ELISA. Foram realizadas análises não paramétricas para comparação dos níveis das citocinas entre os diferentes grupos de pacientes, aceitando-se diferenças significantes com risco a<5(por cento). Os níveis de IFN-g, citocina tipo 1, nos sobrenadantes de PBMC estimuladas com antígeno inespecífico-Pha foram significantemente menores nos pacientes em atividade da Pbm. Também foi observado o mesmo comportamento com o estímulo com antígeno específico-AgPb. Os níveis de IL-10, citocina tipo 2, nos sobrenadantes das PBMC estimuladas com antígenos específicos e inespecíficos não tiveram alterações significantes entre os grupos de pacientes estudados. Também não foi observado diferença na produção de TNF-a entre os grupos estudados. Os baixos níveis de citocina do tipo 1 (IFN-g) decorrente do estímulo com antígenos inespecíficos ou específicos, observados durante a atividade da Pbm, sugerem um ...(au)

More related